Será desta que avança a requalificação da EN 101 entre Valença e Monção? Concurso público vai ser lançado

0
Será desta que avança a requalificação da EN 101 entre Valença e Monção? Concurso público vai ser lançado

O deputado do PS José Manuel Carpinteira disse ontem, quinta-feira, ter sido informado pelo ministro das Infraestruturas e Habitação que a requalificação da Estrada Nacional (EN) 101, entre Valença e Monção, no Alto Minho, vai ser lançada a concurso público.

Em comunicado, José Manuel Carpinteira explicou que o anúncio daquela intervenção foi divulgado, esta semana, pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, no âmbito da discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2020.

Segundo o deputado, eleito pelo distrito de Viana do Castelo, e colaborador da VALE MAIS adiantou que “o projeto para a requalificação da estrada de Valença a Monção está concluído e em condições de se abrir concurso para a execução das obras”.

Em fevereiro de 2015, fonte da então Estradas de Portugal (EP), atual Infraestruturas de Portugal (IP) disse que aquelas obras iriam “começar em 2017, num investimento de 1,9 milhões de euros”.

De acordo com aquela fonte, na altura questionada a propósito da publicação, em Diário da República, do despacho que autorizou o lançamento do concurso público para a elaboração do projeto de requalificação do troço entre Valença e Monção, a intervenção iria incidir nos 46 quilómetros daquela estrada nacional.

Na nota enviada, José Manuel Carpinteira acrescentou que o ministro das Infraestruturas e Habitação disse estar “em fase de elaboração do projeto” a requalificação da Estrada Nacional (202), no troço que liga Monção a Melgaço.

José Manuel Carpinteira acrescenta ter chamado à atenção para “a necessidade de intervenção urgente nestas estradas, não só para melhorar a segurança rodoviária, mas também para diminuir o tempo médio de viagem”.

O deputado socialista apontou “ainda alguns investimentos em curso no distrito considerados estratégicos e fundamentais para melhorar a coesão e a competitividade do Alto Minho”.

“São os casos da eletrificação e modernização da Linha do Minho entre Viana e Valença, cuja conclusão está prevista para o final deste ano, bem como as ligações rodoviárias da autoestrada A28 ao porto de mar de Viana do Castelo, e da autoestrada A3 a Paredes de Coura.

José Manuel Carpinteira alertou o ministro para “a necessidade de outras acessibilidades no distrito, estando já alguns desses projetos incluídos no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030, nomeadamente a continuação da A28 até Valença”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here