Serra Amarela SkyMarathon2020 vai ter partida inédita a 340 metros debaixo de água

0
Serra Amarela SkyMarathon2020 vai ter partida inédita a 340 metros debaixo de água
©RubenFueyo

A grande novidade da Serra Amarela SkyMarathon deste ano é a partida das provas Ultra Trail 48km e Trail Longo 30km a 340m debaixo do nível da água da albufeira do Lindoso.

A Central Hidroeléctrica do Alto Lindoso tem um salão subterrâneo com mais de dois mil metros quadrados, uma altura de 25m e, no teto, um sistema de iluminação que simula um céu estrelado. “Debaixo de água”, a uma profundidade destas, será uma partida que ficará na memória de todos aqueles que marcarem presença no dia 14 de Junho nesta SkyMarathon. Por razões logísticas as distâncias de 48km e 30km terão um limite de 250 inscrições cada.

A realização deste evento neste espaço resulta da colaboração entre a EDP, a Carlos Sá Nature Events e o Município de Ponte da Barca, como já vem sendo hábito na prova Internacional Peneda-Gerês Trail Adventure.

Para além deste atrativo, haverá uma subida inicial única, com passagem pelo Castelo de Lindoso, e um desnível positivo de 1.333 metros em pouco mais de 10 quilómetros de distância. A sala onde será dada a partida situa-se a apenas 27m do nível médio das águas do mar e o alto da Louriça, 9.ª elevação de Portugal Continental, situa-se a 1.360m de altitude.

As vistas sobre as Serras do Gerês, Peneda e Soajo, assim como sobre todo o Vale do Lima até à sua foz em Viana do Castelo, os trilhos técnicos e as passagens pelas Aldeias preservadas da Serra Amarela, tornam esta prova inédita e única.

Esta será a 3.ª edição do Serra Amarela Sky Marathon e, novamente, a aldeia de Entre-ambos-os-rios, no Município de Ponte da Barca, será a anfitriã e a base logística para mais um inesquecível evento de trail running.

Será possível competir nas distâncias de 48Km, 30 Km e 15 Km. Todas as provas competitivas pontuarão para o Circuito Nacional da ATRP: os 48k para o Circuito Nacional de Trail Ultra série 100, os 30km para o Circuito Nacional de Trail série 150 e os 15km integram o Circuito Nacional Jovem para os atletas Juvenis e Juniores.

Haverá também uma caminhada de 9 Km, cujo valor reverterá em parte a favor dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca.

O evento contará também com o Serra Amarela Kids, no qual as crianças entre os 6 e os 15 anos poderão correr pequenas distâncias, de carácter não competitivo. As inscrições para o Serra Amarela Kids são gratuitas e poderão ser feitas no próprio dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here