Serra d’Arga excluída da prospeção de lítio

0
120 mil euros para potenciar a ‘marca’ Serra D’Arga

O Município de Viana do Castelo congratula-se com a decisão do Ministro do Ambiente e Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, em excecionar o sítio Rede Natura 2000 Serra d’Arga das áreas a serem objetivo de prospeção, em especial o lítio.

Viana do Castelo, em conjunto com os Municípios de Caminha e de Ponte de Lima, concluiu um conjunto de estudos sobre o potencial ambiental, florístico e faunístico da Serra D’Arga, estando a preparar a classificação de Área de Paisagem Protegida de âmbito regional para a Serra D’Arga, procurando, desta forma, valorizar este território, em especial no que toca ao turismo sustentável e turismo de natureza.

O anúncio feito pelo Ministro do Ambiente vem, assim, naturalmente de encontro às expetativas das populações relativamente à valorização ambiental e turística da Serra D’Arga.

Recorde-se que Viana do Castelo, Ponte de Lima e Caminha estão a promover o projeto intermunicipal “Da Serra d’Arga à Foz do Âncora”, que pretende alcançar a classificação da Serra d’Arga como Área Protegida. O projeto intermunicipal incide sobre o território classificado como Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 Serra d’Arga, correspondendo a uma área com 4.493 hectares, totalmente inserida na sub-região do Alto Minho, e cuja conservação florística e faunística é imperativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here