Tiago Brandão Rodrigues ‘inaugurou’ duas escolas em Viana do Castelo

0
Tiago Brandão Rodrigues ‘inaugurou’ duas escolas em Viana do Castelo

O Ministro da Educação referiu que a nova EB 2,3 e Secundária Frei Bartolomeu dos Mártires “é uma homenagem a todos os que aqui estudaram, estudam e estudarão”, realçando o facto de a Câmara Municipal ter tido “o arrojo e a audácia” de “muito generosamente contribuir para que esta escola represente o verdadeiro serviço público de proximidade”.

A obra, no valor global de 5.3 milhões de euros financiados pelo Norte 2020, foi alvo de um acordo de colaboração entre a autarquia e a tutela para a modernização das instalações da escola. O projeto implicou a criação de um edifício principal e também a requalificação do piso nos campos de jogos, a requalificação dos espaços existentes, dois edifícios que foram mantidos e qualificados e um pavilhão desportivo e edifício técnico.

Também na inauguração da empreitada de requalificação da Escola Básica 2.3 e Secundária de Barroselas, o Ministro da Educação indicou que a cerimónia marcou “uma vida nova para a escola” que conta com 494 alunos.

A requalificação e modernização do equipamento escolar representou um investimento de 1,960 milhões de euros e permitiu renovar 29 salas de aula. Este investimento foi cofinanciado pelo programa Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que contribuiu com um valor de cerca de 800 mil euros, enquanto a Câmara Municipal suportou o resto do custo da obra.

Tratou-se de uma intervenção de requalificação para adequar a escola às atuais necessidades do ensino e aprendizagem, melhorar o conforto para os seus utilizadores e as condições ambientais e de saúde, já que acautelou a eliminação do fibrocimento, das infiltrações de água e um maior controlo da temperatura ambiente/eficiência térmica do edifício.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, assegurou que as empreitadas nas duas escolas eram “prioridades” do Município. O autarca afirmou que, só em 2019, o executivo investiu 8 milhões de euros na Educação, naquela que é “a aposta mais estruturante, porque é a mais importante e duradoura”.

Tiago Brandão Rodrigues ‘inaugurou’ duas escolas em Viana do Castelo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here