Troféu Cidade de Viana promove Meeting Internacional de Optimist com 180 atletas de 8 países

0

O VI Troféu Cidade de Viana do Castelo promove o Meeting Internacional de Optimist hoje, amanhã e domingo, dias 25, 26 e 27 de outubro, num evento desportivo que vai contar com a presença de 180 atletas de oito países.

A prova, que será disputada no campo de regatas vianense, está integrada na Semana do Atlântico e é organizada pelo Clube de Vela de Viana do Castelo, com o apoio da Associação Regional de Vela do Norte, Associação Portuguesa da Classe Internacional Optimist (APCIO) e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Irão marcar presença, neste Meeting Internacional, jovens velejadores de Portugal, Espanha, Letónia, Estónia, Irlanda, Angola, África do Sul e Índia, numa comitiva que deverá integrar quatro centenas de pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes, técnicos e familiares.

O Troféu Cidade de Viana do Castelo é organizado em conjunto com Meeting Internacional Cidade de Vigo, dinamizado pelo Real Club Náutico de Vigo, com o apoio e colaboração da Real Federación Española, Federación Gallega de Vela e Asociaciones Española e Gallega de Classe Optimist, pontuando ambas para o Troféu Semana do Atlântico de Optimist – Viana do Castelo / Vigo.

A prova está aberta a barcos da classe Optimist com as divisões: Divisão A, para nascidos nos anos 2004, 2005 e 2006; Divisão B, para nascidos em 2007 e 2008; Divisão C, para nascidos a partir de 2009.

Optimist é um veleiro, um pequeno barco monotipo de bolina que pode ser de madeira ou material plástico.

Esta embarcação é recomendada para crianças de 7 a 15 anos, com no máximo de 60 quilos, tendo sido concebido por Clark Mills em 1947. Em agosto de 1965 foi fundada a associação internacional da classe, a IODA (International Optimist Dinghy Association).

Por ser seguro, bastante estável e barato, o Optimist é uma das classes mais difundidas do planeta.

O Centro de Vela de Viana do Castelo, que abriu portas em 2013, é considerado uma referência na modalidade devido às suas condições de excelência e integra o projeto âncora “Centro de Mar”, que se assume como uma aposta no desenvolvimento da náutica de recreio náuticos enquanto componentes relevantes para o reforço da posição de Viana do Castelo como uma “cidade da náutica do atlântico”, amiga do desporto e promotora de estilos de vida saudáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here