Valença-Tui: Eurocidade do Desporto 2019

0
Responsáveis da Eurocidade na sede do Concello de Tui

São 31 eventos desportivos, em 17 modalidades, que dão corpo à programação de Tui -Valença Eurocidade do Desporto 2019. A apresentação decorreu hoje, dia 1, na Sala de Plenos, do Concello de Tui, com a presença de responsáveis e autarcas das duas cidades fronteiriças, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Valença e do alcalde do Concelho de Tui.

Trata-se de uma aposta concertada de Valença e Tui e das suas associações desportivas no âmbito da Eurocidade, com um dos programa desportivos transfronteiriço mais completos que se conhece.

Esta é já a oitava edição do programa Eurocidade do Desporto que em 2018 envolveu a participação de 6400 atletas.

O DIA TEM 25 HORAS

“A Eurocidade Valença-Tui é um exemplo na Europa como a eurocidade com mais atividades, com mais trabalho conjunto, porque, aqui, o dia não tem 24 horas… aqui, o dia tem 25 horas e, portanto, temos de trabalhar mais que os outros”, é assim que, falando à VALE MAIS, Jorge Mendes se refere ao projeto e à guisa de introdução ao calendário conjunto das atividades desportivas.

“Há um grande envolvimento das coletividades de Valença e Tui, mas também de todos aqueles participantes de Portugal e de Espanha e de outros países que nos visitam na altura das respetivas provas e possibilitam que se envolvam aqui mais de 30 atividades conjuntas ao longo do ano” – acrescentou.

E reforçou: “Isso é possível com o empenho de todos, em especial das coletividades de ambos os municípios, dos dirigentes delas, do apoio do  Ayuntamiento e da Câmara, mas tabém do enorme envolvimento da população em geral.”

Instado a destacar eventos do programa, apontou a “consolidação do Rali (30 e 31 de agosto) e uma prova internacional que é o Epic Racing de BTT para profissionais (a 2ª vez que nos visita), uma prova sempre muito disputada por outros municípios da Península Ibérica (pode-se localizar em vários locais desta). Todavia, o “ especial é o calendário diverso que temos, desde a dança de salão ao judo, ao futebol, ao basquetebol, todas as atividades fazem parte deste vasto programa que apresentamos todos os anos.”

PASSO SEGUINTE

O momento seguinte que mais preocupa os responsáveis da Eurocidade “é consolidarmos uma coisa que ainda está embrionária, a partilha dos serviços públicos. Ou seja, qualquer cidadão poder ir a Valença ou a Tui resolver problemas do local onde vive. Um valenciano poder vir aqui a Tui e fazer um requerimento para uma esplanada, uma obra, o processo entrar por aqui. E o vice-versa também ser possível”.

Jorge Mendes assevera que “temos a estrutura montada. Do lado português estamos mais avançados. Em Tui (porque não depende deles, mas da Xunta da Galiza e da Deputação) há a questão da operacionalidade da plataforma. Houve uma candidatura POCTEP (programa de cooperação transfronteiriça), há agora a segunda chamada, com, finalmente, fundos para a montagem da plataforma. Estamos ansiosos!”.

A perspetiva para a implementação é ainda no primeiro semestre deste ano. “Com suporte informático todo preparado para, a partir daí, sendo tudo digitalizado, podermos operacionalizar os serviços administrativos dos dois municípios”, concluiu.

CALENDÁRIO

* 2 fevereiro- III TT Eurocidade – Jipes

* 16 fevereiro – IV Taça São Teotónio

* 23 fevereiro – III TT Eurocidade – Motas

* 17 março – VIII BTT Eurocidade

* 6, 7 e 8 de abril – V Torneio Eurocidade Basquetebol

* 27 abril – IV Taça San Telmo

* junho – VIII Eurocidade 10

* junho – VIII Torneio de Futebol de 7 Eurocidade

* 23 junho – VI Torneio de Kung Fu Eurocidade

* julho – III Festival Aéreo

* 6 julho – V Torneio de Judo Eurocidade

* agosto – VII Torneio de Andebol Eurocidade

* 3 agosto – Travessia a Nado Eurocidade

* 30 e 31 agosto – III Rali Eurocidade

* setembro – VI Torneio de Hóquei Eurocidade

* setembro – III Concentração Motar Eurocidade

* 20 e 21 setembro – I Campeonato de Yole Eurocidade

* 12 a 29 de setembro – VI Torneio de Ténis Eurocidade

* outubro – II Prova de Orientação Eurocidade

* novembro – VI Torneio de Baile Desportivo Eurocidade

* 26 outubro – IV Trail Noturno Eurocidade

* dezembro – Troféu Natação Eurocidade

* Anual – III Liga Padel Eurocidade

Rede da Eurocidade de Trilhos

* 16 março – Trilho Sabores da Lampreia

* 28 abril – Andaina San Telmo

* 12 maio Trilho dos Sabores Serranos

* 22 Julho – Andaina Monte Teton

* 20 julho – Trilho do Faro ao Aloia (noturna)

* 03 agosto – Ruta Histórica de Tui (noturna)

* 14, 15, 21 e 22 de setembro – Caminho de Santiago

* 20 outubro – Trilho de Taião

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here