VIANA DO CASTELO ASSUME PRESIDÊNCIA DO ARCO ATLÂNTICO

VIANA DO CASTELO

0

Viana do Castelo foi eleita para a presidência do Arco Atlântico, entidade que pretende representar sete milhões de habitantes da área atlântica europeia. A eleição decorreu em La Rochelle (França) durante a Assembleia Geral das Cidades do Arco Atlântico, que aprovou também uma declaração conjunta a remeter à Comissão Europeia sobre cooperação nesta área atlântica.

Na Assembleia Geral, Viana do Castelo foi eleita para a presidência, sendo a vice-presidência atribuída a Santander, a que acrescem duas vice-presidências francesas da Comunidade Urbana de La Rochelle e Saint Nazaire. Nas coordenações temáticas, foram eleitas a Corunha, Brest e Avilés.

Durante a reunião, foram abordadas diversas questões, designadamente as especificidades das áreas urbanas das cidades costeiras, com especial atenção para o turismo e para questões relacionadas com os portos e a mobilidade, economia do mar e também os incentivos a projetos de inovação associados aos centros de conhecimento existentes na rede.

Foi ainda deliberado pela Assembleia Geral solicitar à Comissão Europeia, no âmbito da reflexão que está a ser efetuada na Agenda Urbana, que o modelo urbano atlântico da Europa seja objeto de projetos para garantir que as especificidades próprias das áreas urbanas das cidades atlânticas sejam tidas em consideração pela política europeia.

De lembrar que Viana do Castelo aderiu à Conferência das Cidades do Arco Atlântico em abril de 2014, instituição que representa atualmente mais de 100 entidades locais e sete milhões de habitantes da faixa atlântica europeia. É uma rede que trabalha com diferentes instituições e refere, como objetivo, promover o papel das cidades na Europa e para destacar a especificidade do Arco Atlântico. Constituindo uma “rede de cooperação territorial, visa promover a vocação marítima da costa atlântica europeia, o modelo urbano europeu, o ordenamento equilibrado e a abertura internacional e cooperação entre cidades”.

A próxima reunião da Conferência das Cidades do Arco Atlântico será no final do mês de abril, em Dublin, e servirá para apresentar as propostas para futuras iniciativas do espaço atlântico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here