Yoga

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Ano Novo, Vida Nova! Esta é a promessa que todos fazemos no início do ano, mas com o passar dos dias, poucos são aqueles que a fazem cumprir…

O Ano que passou foi muito difícil e desgastante a vários níveis. O stress é acumulado em nós, muitas vezes, sem nos apercebemos que estamos a ser sujeitos a ele! Yoga é uma prática Índia milenar que tem arrecadado cada vez mais adeptos em todo o mundo. De natureza psicofísica, as posturas de yoga ajudam o corpo, a mente e o espirito.

Todos vivemos no dia-a-dia situações de stress e tensão, quer no trabalho, no transito e em casa que se refletem em contraturas musculares, sensação de cansaço matinal, dores de cabeça e costas e até gastrites. Ao praticar yoga, através das técnicas, posturas e respirações profundas conseguimos experimentar, nem que por momentos, uma sensação de relaxamento profundo do corpo e mente. Há quase que uma desconexão dos problemas externos, promovendo um bem-estar geral que vem contrariar o ciclo negativo que vivemos durante o dia.

Não e necessário ter um bom alongamento, saber meditar, ou até ter bom equilíbrio para praticar yoga, simplesmente decidir fazer e procurar uma melhor qualidade de vida. As práticas são sempre adaptadas às necessidades e capacidades de cada um.

Existem quatro ramos principais do yoga: Karma-Yoga, Jñâna-yoga, Bhakti-yoga e Raja-yoga. O Hatha-yoga não se situa nas grandes correntes do yoga clássico, é uma derivação do Raja-yoga. É o mais acessível, tanto pela prática como compreensão dos seus princípios. É também a forma de yoga mais conhecida pelos ocidentais e mais ligada à meditação.

Benefícios de praticar yoga

O segredo da prática do Yoga centra-se numa palavra: equilíbrio. Os benefícios são físicos e mentais desenvolvem uma mente positiva, confiante, paciente e calma; é a arte de ser feliz, conquistando a saúde física e uma mente sã.

Durante a prática de Hatha Yoga, executam-se posturas psicofísicas (asanas), exercícios respiratórios (pranayama), pratyahara (capacidade de controlar os sentidos) e relaxamento (yoga-nidra), que promovem uma sensação geral de bem-estar, paz, equilíbrio e tranquilidade, proporcionando um profundo descanso para a mente e para o corpo, eliminando e prevenindo hipertensão, stress, insónia, trazendo estabilidade emocional e auto estima.

A nível físico, a prática da Hatha yoga tonifica todo o corpo (estudos mostram que faz emagrecer), remove toxinas, alonga e aumenta a flexibilidade da coluna evitando dores. Trabalha os órgãos internos, melhorando a circulação sanguínea, o funcionamento dos sistemas nervoso, endócrino, respiratório e digestivo.

A nível mental e emocional, relaxa o corpo e a mente, equilibra as emoções, estabiliza a mente, reduz o stress e ansiedade, alivia e cura sintomas de pânico e depressão.

Promove saúde geral e rejuvenescimento, vitalidade e alegria de viver, despertando o amor dentro de nós e a felicidade interior.

Com a prática contínua, as doenças em geral e os desconfortos, vão desaparecendo. Pessoas que aceitavam doenças e dores como normal descobrem um novo sentido de bem-estar físico e mental.

Yoga durante a gravidez e pós parto

As gestantes podem praticar yoga, embora com algumas adaptações. Faz aproximar a mãe do bebé, mantem o corpo da mãe em forma durante a gravidez, faz diminuir níveis de ansiedade naturais principalmente com a aproximação do parto, favorece a circulação sanguínea, combate o cansaço, aumenta a consciência corporal e a respiração, o que é muito importante para a hora do parto. Facilita a recuperação pós parto, nomeadamente no reposicionamento das vísceras e trabalho dos abdominais e lombares.

Yoga desporto

Os atletas devem incluir o Yoga nas rotinas de treino para fazer melhorar a performance de flexibilidade, concentração e relaxamento assim como trabalha mecanismos de controle de ansiedade que muitas vezes podem ser decisivos em situações limite e de maior importância.

Yoga crianças e bebés

O yoga direcionado para as crianças tem sido muito procurado. Ouve-se muito falar em hiperatividade e défice de atenção, e esta técnica pode surgir como uma ajuda às restantes terapêuticas. O yoga ajuda a aumentar o rendimento escolar, a aumentar a auto estima da criança, concentração e melhora o relacionamento interpessoal, quer com os colegas quer com os pais e familiares.

É de importância primordial que mantenhamos o corpo saudável e forte. Algumas pessoas fazem-no através da prática de desporto, enquanto outras praticam a Hatha yoga. Pratique hatha yoga e experimente como depois de alguns minutos de prática, a mente e o corpo são trazidos para o equilíbrio e nos sentimos mais jovens, com energia, entusiasmo, apaziguado e relaxado – sentimentos que, provavelmente, há muito, estavam desaparecidos. Bom Ano!

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